quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Falando de quadrado... - O origem da roda "Orbital"

E falando de quadrado, qual o amante de VW que não atenta o olhar quando um quadradinho vem desfilando com a clássica roda Orbital? Eu sou um deles que admiro muito, mesmo sendo com muitos dizem por ai, que é uma combinação muito comum de se ver, ou uma combinação sem muita exclusividade. Quadrados com roda orbital, sim existem muitos com certeza mas há quem realmente faça a diferença com seus carros extremamente bem cuidados e com a combinação perfeita de acessórios despertando nossa vontade de fazer a mesma experiencia em nossos carros para vermos o resultado.
Há tempos em que essa roda vem sendo usada entre os proprietários de VW mais conservadores com seus carros originais pouco customizados e tambem nos estilos de personalização adeptos recentementes como os Eurolooks com suas rodas coloridas entre outros. A origem da Orbital vem junto com a criação do Futura e do Orbit um carro conceito com poucos registros do mesmo e que nunca saiu do papel, mas a idéia geral pode ser visto como uma forte influência para a terceira geração do Passat, que entrou em produção anos mais tarde.
Ja o Futura, um carro conceito apresentado no salão de Frankfurt e ainda em 1990 no salão do automóvel em São Paulo, tinha como sua proposta básica gastar o mínimo de combustível com o máximo de eficiência e sem poluição, tinha um tamanho compacto, e o mais atrente para aquela época a capacidade de estacionar sozinho. Foi utilizado em seu design vários elementos de combinação entre eles nossas tão famosas rodas "Orbital".
O carro conceito Futura. Fonte: Quatro Rodas - Out. 1990. Pois bem, o Futura apresentado como carro conceito realmente cumpriu com seu propósito que era o de nos mostrar como deveriam ser os carros projetados para dali seus 10 ou 15 anos pois ja temos hoje automóveis com essa função como Tiguan da própria VW e as famosas rodas vieram para o mercado atraves de alguns modelos da VW como o Gol GTI entre outros.
Esperamos que os proprietários de seus quadradinhos continuem aproveitando desse recurso de estética que tanto combina com essa geração VW o importante é o nosso dia-a-dia, é termos nossos projetos, nossos objetivos, saúde e amigos para nos ajudar!

5 comentários: